Anuncio Importante!

Este blog será, num futuro próximo, excluído e o novo endereço divulgado. Por enquanto, acompanhe as notícias no meu Twitter (@DuduDigital3D). Notícias mais longas podem ser colocadas aqui.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Dolby quer levar Três dimensões para nossa casa

A companhia norte-americana Dolby, mais conhecida por suas tecnologias de áudio, vai investir em uma das áreas mais promissoras do mercado de vídeo, o de imagens tridimensionais.
A empresa anunciou que está negociando com fornecedores de conteúdo para inserir sua tecnologia 3D em filmes no formato Blu-ray. A empresa, que não quis identificar possíveis parceiros, também está trabalhando pelo uso de sua tecnologia 3D em videogames.
Em esforço para promover o uso doméstico do 3D, a companhia enfrentará competição cerrada em um mercado incipiente. Muitas empresas participantes da feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show), que começa nesta quinta-feira (8), em Las Vegas, demonstrarão diversas maneiras de levar imagens em três dimensões às residências.
No ano passado, companhia Philips inaugurou em São Paulo um centro para fazer a conversão de imagens 2D para o formato 3D
As empresas do setor, no entanto, trabalham para evitar uma guerra de formato sobre o 3D, como a que ocorreu entre Blu-ray e HD-DVD.
A Dolby já participa do mercado de cinema 3D, tendo introduzido sua tecnologia nas salas de exibição em 2007. Agora, ela é usada em mais de 400 telas em 24 países, inlusive no Brasil.
A tecnologia de 3D doméstico da Dolby foi projetada de forma a não requerer que os usuários adquiram equipamentos adicionais e funcionaria em qualquer televisor habilitado para 3D e conectado a um aparelho convencional de DVDs Blu-ray. A maior parte dos sistemas de entretenimento em 3D requer dispositivos que variam de simples lentes polarizadas (RealD 3-D) a óculos caros equipados com obturadores de movimento rápido (XpanD). A Dolby diz que sua tecnologia funcionará com quaisquer óculos especificados pelos fabricantes de televisores.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u486239.shtml

Nenhum comentário: