Anuncio Importante!

Este blog será, num futuro próximo, excluído e o novo endereço divulgado. Por enquanto, acompanhe as notícias no meu Twitter (@DuduDigital3D). Notícias mais longas podem ser colocadas aqui.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Como funciona: XpanD

Olá galera!

Mais uma vez vou falar sobre mais um sistema 3-D Digital chamado XpanD.

XpanD

O nome pode até ser esquisito, mas a experiência tridimensional em um cinema com essa tecnologia deve ser a melhor, mas o custo desse sistema deve ser bem carobola! Trocadilhos a parte, o sistema também não precisa de tela especial, pois usa tela branca, assim como o sistema da dolby, também usa um projetor somente que dá pra exibir película, cópia digital e cópia 3-D Digital, assim como os outos, mas o seu diferencial é que é impossível de ter fantasmas nessa sistema. Como? ele usa uma técnica 3-D já existente faz tempo, mas não sei se tanto, chamada Alternative-frame sequencing, que quer dizer algo como sequência alterativa de quadros, o que realmente descreve o sistema, que tem que ter o projetor e os óculos sicronizados. O projetor exibe muitas veses por segundo as imagens da direita e da esquerda alternadamente, ou seja, esquerda de pois direita depois esquerda e assim por diante. Os óculos ativos, que custam cinquenta dólares cada um, que tem lentes de LCD , tampam o olho inverso para só o olho certo ver a imagem correspondente. Como nosso olho vê 12 imagens por segundo, se eu não me engano, mas talvez sejam 24, eles exibem várias imagens, mais de 100, parece que você está vendo uma janela. Só pra acresentar, os óculos são sem fio e os sinais são enviados por infravertelhos, se eu não me engano. O legal desse sistema, como eu já disse, é que não tem risco de fantasmas e a coloração (brilho, contraste, cor, etc.) não sofre alterações.
Tomara que tenham gostado
Até mais!

Nenhum comentário: